quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


                                  “Das Gerais” para o mundo

 Por Wagner  Honorato

A rádio Gerais FM (97,9) de Coromandel, em Minas Gerais foi inaugurada em 12 de outubro de 1993. Diante de várias conversas, o jornalista Álvaro Pereira e o médico Marcelo Machado notaram a falta de um veículo expressivo na cidade e resolveram abrir uma emissora FM.
 O objetivo da emissora é levar informação, entretenimento aos ouvintes, sempre valorizando a cultura local e regional. Com seus quase 20 anos em Coromandel, a Rádio Gerais FM promove vários projetos sociais, um deles é a “Coró-fest”. Esse evento em comemoração ao aniversário da emissora, conta com shows de diversos artistas na Praça Abel Ferreira, em parceria com clubes de serviços que exploram os bares durante o evento. Também na ocasião, a emissora faz a Campanha de arrecadação de alimentos que são arrecadados e doados para entidades beneficentes da cidade, assim, beneficiando várias famílias que enfrentam dificuldades.
Os primeiros locutores da emissora foram José Carlos, Carlos Martins, Silvânia Oliveira, Fabiano Faria e Juninho Moreno. Desses, dois continuam trabalhando atualmente, Carlos Martins como locutor e Silvânia Oliveira como repórter.
Kátia Pimentel, locutora da emissora ressalta que para entrar para essa área fez um teste. “Me chamaram pra estagiar, fiquei alguns meses, até sair uma vaga. Foi assim que comecei. Meio que por acaso (risos)”, conta. Pimentel comenta ainda que hoje percebe que é uma área um pouco carente de profissionais. “É raro aparecer alguém que tenha interesse em aprender esta profissão”, afirma.
Segundo o diretor comercial da emissora, Geraldo Magela, o papel social da Gerais é acima de tudo levar, de forma ágil, a informação aos ouvintes, seja notícias, comunicados de interesse público e entrevistas que possam sanar dúvidas sobre assuntos relacionados à comunidade, região, estado e país.
A programação da emissora está diretamente voltada aos ouvintes. Com interação e participação efetiva na maioria da programação. Essa interação é realizada através de pedidos por telefone, redes sociais e pesquisas realizadas periodicamente.
A empresa de comunicação conta atualmente com vários profissionais, Maria Efigênia Rodrigues Machado (gerente geral), Gilmar César (diretor administrativo financeiro), Paulo César Amaral (diretor artístico), Silvânia Oliveira (departamento de jornalismo), Tânia Souto (departamento de programação comercial), Gilberto Vasconcelos (responsável técnico) e Kátia Pimentel, Carlos Martins, Costa Neto e Eduardo Oliveira (locutores).
O departamento comercial da rádio Gerais FM é terceirizado para a empresa GEMA Publicidade e Promoções, com a direção de Geraldo Magela. Na área de contatos publicitários, além dos locutores, trabalham Reilnildes Ramos, em Coromandel e Elba Maria, em Monte Carmelo.
A emissora está se adequando cada vez mais às evoluções do mundo tecnológico, afirma Geraldo Magela, diretor comercial da empresa. “Estamos sempre atentos às novidades tecnológicas que visem melhor qualidade do nosso ‘produto’ e também no atendimento aos nossos clientes na área comercial. Adquirimos modernos aparelhos para transmissão digital e em breve contaremos com novos transmissores de potência três vezes superiores ao atual”, conta.
“Quando comecei no rádio há mais de 10 anos, as coisas eram muito diferentes, principalmente quando se fala em tecnologia. Hoje a tecnologia, os novos programas facilitaram muito nosso trabalho, tudo ficou mais prático, dinâmico, na verdade, muito mais fácil para se trabalhar. Não só aqui, mas de um modo geral tudo evoluiu, e o bom de tudo isso é que trouxe mais recursos para todas as áreas e não só para o rádio” afirma a locutora Kátia Pimentel.
A Gerais FM está 24 horas no ar. Durante os programas, a emissora possui boletins informativos e o Repórter 97 que entra a cada hora no ar, levando informações para Coromandel e toda região de sua abrangência.
O diretor comercial ressalta ainda a postura da emissora em relação aos novos profissionais que estão formando na área de comunicação social em nossa região. “Entendemos ser de suma importância a qualificação de profissionais que com seus conhecimentos contribuirão para o crescimento da radiofonia regional”, finaliza Geraldo Magela. 97,9 FM, “das Gerais” para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário