terça-feira, 25 de setembro de 2012

Conheça o Festival Marreco


Por Clarissa Patrício / Entrevista: Géssika Vieira

O Festival Marreco é um evento que tem como objetivo evidenciar todo e qualquer tipo de expressão artística em Patos de Minas e região. A edição deste ano aconteceu no Mocambo, no período de 29 de agosto a 02 de setembro, e contou com a presença de centenas de pessoas que foram prestigiar todas as atrações oferecidas pelo Festival.


Com a organização do Coletivo Peleja e do Circuito Fora do Eixo, o Festival Marreco promove a disseminação da arte em todas as suas formas, exaltando sempre a liberdade e a diversidade. O Blog Varanda Cultural conversou Ciro Nunes, que faz parte do planejamento do Coletivo Peleja e é baterista da banda Vandaluz, a respeito do que é o Festival Marreco e como ele é organizado.




Confira o nosso bate-papo!

Varanda Cultural: o que é o Festival Marreco?
Ciro: a intenção do Festival é promover um evento no qual exista espaço para debate, formulação de ideias, mostra de trabalhos autorais e desenvolvimento de ações. O Festival preocupa-se em ser impulso, plataforma de lançamento de quaisquer expressões artísticas, principalmente, de estilos musicais, com total e ampla liberdade de manifesto. Procurando eliminar o estigma de que quando se gosta de um estilo os demais são considerados ruins ou sem valor, Monocultura, que só desgastam e empobrecem tanto a terra como a criatividade. JUNTOS SOMOS UM.
O Festival Marreco faz parte do Circuito Mineiro de Festivais Independentes, que promove a circulação de bandas e agentes da cadeia produtiva da música em várias cidades de Minas, difundindo a rede que vem sendo sedimentada pelo Circuito Fora do Eixo, contribuindo para a formação de um público extenso, crítico e aberto a novas formas de expressão cultural.

Varanda Cultural: qual é o objetivo do Festival Marreco?
Ciro: Intercâmbio Cultural, estímulo a criação autoral, espaço de discussão formulação de idéias, espaço de mostra artística de diferentes áreas...

Varanda Cultural: como e por quem ele é organizado?
Ciro: é organizado pelo Coletivo Peleja e pelo Circuito Fora do Eixo, graças à rede que foi consolidada através de 5 anos de trabalho e pesquisa,  pautando-se sobretudo no contato direto com produtores de outros estados, por meio de uma rede de informações e sob uma lógica da união de pequenos em prol de grandes ações.

Varanda Cultural: há apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas?
Ciro: sim. A prefeitura dá apoio com prestação de serviços, tais como limpeza, alvará, empréstimo de mão de obra.

Varanda Cultural: quais são as parcerias com que o Festival conta?
Ciro: Temos várias parcerias agregadas, desde produtores independentes, a empresas consolidadas tais como HZ Hotel, Alecrim Restaurante e Conexão Vivo.

Varanda Cultural: qual foi o retorno do público no que diz respeito à realização do Festival?
Ciro: foi ótimo, a cada ano que passa o Festival amadurece e o público também. Este ano cerca de 5 mil pessoas circularam pelo Festival.

Varanda Cultural: por que o Festival se chama "Marreco"?
Ciro: é uma alusão ao nome de Patos de Minas.

Varanda Cultural: Há alguma novidade já formulada para o próximo Festival?
Ciro: ainda não, estamos na pós-produção e fechamento desta ultima edição.


Ciro Nunes nos informou também que a próxima edição do Festival Marreco ocorrerá em setembro de 2013! Aguardem!

Um comentário: